quinta-feira, 21 de maio de 2015

Resenha - Legend (por Webe Barros)


Livro: Legend (Primeiro volume da distopia de mesmo nome)
Autora: Marie Lu
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 255

"Antes conhecida como a Costa Oeste dos Estados Unidos, a República hoje vive em constantes guerras com seus vizinhos, as Colônias. A República é uma espécie de 'cidade' que mantém tudo sobre controle, e o seu Primeiro Eleitor está no controle há muito tempo. Em Legend, Marie Lu nos apresenta um mundo distópico diferente dos criados por Collins ou Roth, este novo universo criado por Lu, ultrapassa as fronteiras do romantismo deixando este em segundo plano, focando principalmente nas questões políticas da República. As crianças desta República ao completarem 10 anos são submetidas a Prova, que irá designar para onde cada um vai, desde as melhores universidades (pontuação máxima - 1.500) aos campos de trabalho (pontuação mínima - 0), é sob este contexto que nos é apresentado os dois protagonistas da aclamada trilogia Legend, sendo: June e Day.

June mora em um dos setores mais ricos da República, órfã de pais, portanto mora com seu irmão Metias, sendo a única a alcançar a pontuação máxima na Prova é considerada a garota prodígio da República.

Day, é o garoto (15 anos) mais procurados na República, zerou a prova e foi dado como morto, o único que sabe da sua existência é John, seu irmão mais velho, de maneira que sua mãe e seu irmão Éden acreditam está morto. Com este suposto homicídio, Day passa a viver nas ruas fazendo o possível e impossível para manter sua família viva, desde roubos a bancos até roubos em hospitais, e apesar de ser considerado por muitos perigoso Day nunca matou ninguém.

Nesta República acontecem casos de várias pragas frequentemente e as famílias pobres que não tem acesso financeiramente para a cura, sempre morrem, e é este fato que leva Day a ir roubar a cura no hospital, seu irmão Éden está com a praga.
O roubo desencadeia uma série de consequências entre eles, a morte de Metias, irmão de June, e o principal suspeito é ele, o garoto mais procurado da República.

Os destinos de June e Day portanto se cruzam. E isto faz com que ambos descubram segredos relacionados a praga, a morte dos pais de June, e até relacionado ao assassinato ao irmão de June que irão mudar totalmente o modo como June, antes garota prodígio agora "fugitiva" do governo pensa em relação as atitudes da República. As verdades de fato se tornarão lendas.

Com uma escrita inteligente e personagens bem criados, Marie Lu nos convida a adentrar e não sair enquanto não terminar de absorver todas as palavras deste seu primeiro volume da série Legend."

@webebarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário