quarta-feira, 29 de abril de 2015

Resenha- Magos da Música

Descobri esse livro sem querer enquanto fuçava na internet para ver o que tinha rolado na Bienal do Livro que aconteceu aqui em minha cidade em dezembro do ano passado.
Ele me chamou atenção logo que vi por ser um livro de fantasia que abordaria uma de minhas maiores paixões: a música. E por ter minhas cores preferidas estampadas na capa (amarelo e preto). Era um sinal de que precisava daquele livro em minha coleção. Que ele tinha que fazer parte da minha estante.
Fiquei mais impressionado ainda quando descobri que o livro além de ser nacional era de um autor daqui de Fortaleza, um autor que mora a poucos minutos da minha casa. Alexandre de Almeida (o autor) se tornou meu colega e até fez algumas resenhas para este blog que vos fala (aqui e aqui)
Demorou um pouco, alguns meses se passaram até que consegui um exemplar e finalmente li.
 
147 páginas
Resenha:
Magos da Música nos conta sobre Pietro Jones, um jovem que está às portas de completar 16 anos e percebendo algumas mudanças esquisitas, principalmente em seu humor.
Ele já estranhava o seu dom de saber tocar vários instrumentos musicais, o que ele fazia muito bem e considerava mágico.
Pietro acaba descobrindo que na verdade é adotado e que pertence á outro mundo.
Torunta é um mundo magico e repleto de criaturas diferentes e é pra lá que ele é levado por seu pai Biológico e onde descobre ser um Mago da Música.
Ele fica amigo de um Lufto (um menino lobo) e junto com ele e seu pai partem para muitas aventuras.
Eles acabam se metendo em alguns acontecimentos e grandes descobertas são feitas a partir de então.
Até coisas que pareciam certas se tornam completamente diferentes no decorrer do livro.


Minha Opinião:
Ele é um livro curto e de leitura rápida. O que conta como um ponto positivo.
Para mim ele é mais um livro com três contos com os mesmos personagens, do que um com uma estória. Primeiro que não existe uma trama central, segundo que cada aventura tem um começo meio e fim, me levando a vê-lo dessa maneira.
As coisas acontecem muito rápido no livro te levando logo para outra abordagem.
Acabei ficando enojado com o personagem principal, que de longe se torna o pior do livro. O garoto mal descobre que é adotado (coisa que acontece sem querer) e já passa a chamar os pais com quem conviveu por 16 anos, que lhe proporcionaram uma vida maravilhosa (ao menos é o que parece já que ele tem tudo no quarto, incluindo vários instrumentos musicais caríssimos) pelo nome e por muitas vezes se referindo a eles apenas pelo sobrenome e o desconhecido que acabou de bater a sua porta e que o viu pela primeira vez de papai.
O personagem é muito indefinido. Ele logo abandona os pais e segue com o desconhecido Marcus (seu papai) para um outro mundo. Ele passa a amar o papai que acabou de conhecer e a mamãe ao qual nunca viu. E também uma garota com quem está convivendo há três dias, mas os Jones... são os Jones.
Pietro também não possui um drama e nem uma personalidade fixa. Ele oscila entre o engraçado e o meloso.
Fico com o lufto Max, como meu preferido. Ele é bem fiel e demonstra um bom espirito de companheirismo.
No livro tem muitas batalhas e aventuras, porém ambas bem curtas e de fácil vitória (Riordan curtiu isso), muito semelhante as que vemos na saga Herois do Olimpo, só que mais curtas.
Tem um leque de variedade de criaturas interessantes que povoam Torunta ou que aparecem para enfrentar os heróis.
Ah, a música do titulo também não tem muita influencia no livro e nem muito destaque.

Magos da Música é uma boa pedida pra quem quer uma leitura rápida e conhecer novas criaturas fantásticas e outras já bem conhecidas.
                                           

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário